domingo, 18 de outubro de 2009






















Pierre Auguste Renoir
(Viveu na França de 1841 até 1919)



Nasceu em 25 de fevereiro de 1841, na cidade francesa de Limoges. Morreu em 3 de dezembro de 1919 em Cagnes-sur-Mer (cidade no sudoeste da França).
Renoir começou, com treze anos, como um pintor de porcelana numa fábrica de Paris, o que lhe deu grande experiência no trabalho com as cores e uma técnica muito aperfeiçoada. Desde cedo o que o entusiasmara foram os tons delicados e a força luminosa das cores. A mecanização do fabrico das porcelanas levou-o a ser dispensado deste trabalho, tendo-se dedicado então à pintura de leques e reposteiros. Aos 21 anos já possuía meios que lhe permitiram dedicar-se ao estudo da pintura. Em 1862 entrou na École des Beaux Arts.
Ele começou a frequentar as aulas de Gleyre, onde conheceu e se tornou grande amigo de Bazille, Sisley e Monet, todos participantes no importante movimento de renovação da pintura que então nascia(o impressionismo). A sua relação com Monet foi particularmente importante e decisiva para o aparecimento do movimento “Impressionista”.
A interpretação das cores da sombra, do rico colorido desta e dos seus cambiantes com a hora do dia e com o reflexo das cores adjacentes, tornaram-se uma preocupação constante na sua pintura.


É um dos artistas mais conhecidos e apreciados, pois procura sempre retratar o que é bonito e agradável deixando os problemas de lado para o mundo real. Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas.
























Em suas pinturas gosta de retratar um grupo de pessoas, paisagens e pessoas individuais.









Le Moulin de La Galette
Le Moulin de la Galette foi uma de suas obras mais famosas, ela fez com que ele se tornasse mais famoso no ano de 1874, na primeira exposição da escola impressionista.








Rosa e Azul
O quadro "As Meninas Cahen d'Anvers" (conhecido como "Rosa e Azul"), pintado por Renoir em 1881 foi encomendado pelo banqueiro Louis Raphael Cahen d'Anvers, pai das meninas que aparecem no quadro - Alice e Elisabeth Cahen d'Anvers. A família do banqueiro não gostou do resultado e o quadro ficou esquecido, escondido em um lugar qualquer obscuro da casa e só muitos anos depois foi redescoberto.






CURIOSIDADES
Os últimos 20 anos de vida, Renoir sofreu com sua saúde. Portador de uma doença articular (artrite), o artista continuou pintando com dificuldades. Amarrava o pincel em seu braço para poder realizar suas obras. Mesmo assim, criou trabalhos ricos e importantes.


Algumas de suas principais obras




Mulher com sombrinha (1867) –
























O Camarote (1874) –

















http://www.suapesqusa.com/

clientes.insite.com.br/maguetas/.../renoir/

postado por Marina Moranduzzo , 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário