quarta-feira, 26 de agosto de 2009



Rafael Sanzio

“Autorretrato” (cerca de 1506) – Raffaello Sanzio
Óleo sobre tábua, com 47,5 x 33 centímetros,



Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.


A obra “Autoretrato” foi realizada em 1506, aproximadamente, quando Rafael tinha 23 anos de idade, mais ou menos. Os selos, que mostram a mesma obra, foram emitidos por San Marino (1963) e pelo Vaticano (1944).




Em 25/05/1983, para comemorar 500 anos do nascimento do pintor italiano, foi criado o bloco abaixo em exposição no MASP – Museu de Arte de São Paulo com o título de "Ressureição"

As girafas de Rafael !


Os episódios foram pintados nas abóbadas do teto, com molduras de formas diferentes. Juntos eles formam figuras harmoniosas, isoladas e em grupos, arranjadas em extraordinárias composições e poses.


Rafael decorou a Loggetta Bibbiena redescobrindo formas ornamentais romanas antigas – as paredes e o teto são adornados com cenas grotescas, isto é bizarras, áreas abertas e ornamentos geométricos.


O artista mostrou cenas mitológicas em lunetas, assim como alegorias das quatro estações em nichos. Rafael foi, provavelmente, responsável por todos os desenhos e por algumas outras figuras. O trabalho final decorativo, deve ser entendido pela associação em seu estúdio...


Decoração de Loggetta (1516-17), de Rafael – Afresco no Palácio Pontífice, Vaticano...

Sua pesquisa.com
GIFAMANIA

postado por Marina Moranduzzo - n 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário