quarta-feira, 20 de maio de 2009

Escultura na Grécia Antiga

A Vênus de Milo, uma das mais célebres estátuas de todos os tempos, obra de Alexandros de Antióquia, atualmente no Louvre


Escultura da Grécia antiga é uma expressão de significado amplo, que a rigor poderia ser empregada para designar a produção escultórica desde a Pré-história até a Idade Média, mas que usualmente se refere às obras criadas na Grécia entre o período Dedálico (c.650-600 a.C.), quando a arte grega começou a formar um estilo próprio original, e a época do seu último florescimento importante na chamada era Helenística, que durou até cerca de 100 a.C., quando o país já estava sob domínio romano.

Os períodos estilísticos

Período Geométrico

Estatueta de guerreiro do século VIII a.C., Staatliche Antikensammlungen, Munique.


Período Dedálico


O Período Dedálico (c.650-600 a.C.) foi assim denominado em homenagem a Dédalo, o herói mítico que é tido como inventor da arte da escultura. As características marcantes nesta fase, que mostrou grande homogeneidade, são a rígida frontalidade, o modelado achatado do corpo e o desenho simplificado da anatomia, que é antes uma idealização do que uma observação da natureza.

Kore dedálica chamada de Dama de Auxerre, c. 635 a.C., Louvre

Período Arcaico

Kouros Anavyssos, c. 530 a.C., Museu Arqueológico Nacional de Atenas

O Período Arcaico (c. 600-500 a.C.) foi definido por uma progressiva urbanização da Grécia, com o crescimento do comércio e o estabelecimento das primeiras grandes cidades com sua aristocracia enriquecida. [10].

Período Clássico

Uma rápida evolução na técnica e no estilo leva ao classicismo grego (c. 450-323 a.C.), período em que se realizam as mais importantes e seminais conquistas no terreno do naturalismo, ao mesmo tempo em que perduram uma série de convenções estritas a respeito de proporções e ordem, dando origem a uma síntese sem paralelos no mundo antigo e que até hoje permanece uma referência vital para a arte e cultura de grande parte do mundo. [18].

Leocarés: Apolo Belvedere, c. 350-325 a.C.

Afrodite Braschi

Período Helenístico

A transição para o Período Helenístico (c. 323-27 a.C. [29]) ocorreu ao longo do século IV a.C., seguindo as conquistas de Alexandre Magno, que levou a arte grega até a Índia. Esta incursão pela Ásia fez com que numerosos artistas entrassem em contato com as culturas locais e delas recebessem influências, ganhando em diversidade de temas e formas de tratamento. Ao mesmo tempo se estabeleceram novos centros de produção, notadamente em Alexandria e Antióquia, além de Pérgamo.

Laocoonte e seus filhos

A Vitória de Samotrácia

Os materiais

A maior parte das obras gregas que chegou aos dias de hoje é feita em pedra, especificamente o mármore branco. Nos primórdios da sua cultura foi usada madeira, e também a terracota, que perdurou por mais tempo. O bronze foi largamente empregado a partir da fase clássica, bem como ocasionalmente se fez uso de marfim, ouro, pedras nobres e outras matérias-primas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pastado por Mariana, no.22

2 comentários:

  1. Adorei a aula. Senti falta de descrição mais detalhada das obras, principalmente sua época.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a aula. Senti falta de descrição mais detalhada das obras, principalmente sua época.

    ResponderExcluir